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 [TUTORIAL] RRPG Scene ( Tabuleiro 3D)

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Lewenhart
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Lewenhart


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MensagemAssunto: [TUTORIAL] RRPG Scene ( Tabuleiro 3D)   [TUTORIAL] RRPG Scene ( Tabuleiro 3D) Icon_minitimeSex Jun 03, 2011 11:56 pm

Introdução

  • O RRPG Scene é um tabuleiro em 3D disponivel para o programa RRPG, o qual é utilizado para jogos de mesa online.
    É uma ferramenta muito util para os mestres que sabem usar-la, mas o uso desta é extremamente rara pela dificuldade em construir cenários com ela.
    Esse tutorial explicará o básico sobre o RRPG Scene, espero que gostem.



O Scene

Para abrir o scene entre em alguma mesa sua. Ao abrir-la aparecerá no final da tela essa barra, clique no icone que está circulado de vermelho.

Spoiler:

Logo após abrirá essa janela abaixo:

Spoiler:
O botão contornado em vermelho é utilizado para criar um novo cenário, que é o que iremos fazer.

A parte contornada em azul é onde irá aparecer o cenário após você criar-lo.


Clique no botão "Novo", nisso abrirá a seguinte caixa:
Spoiler:

A área vermelha é onde você escolherá o nome do cenário, nesse caso coloque "Tutorial".
Clique no botão "Ok", em amarelo.


Agora que você terminou de criar seu cenário abrirá a mesma caixa de antes, clique no nome do cenário que você criou apenas uma vez.
Spoiler:
Na parte em vermelho fica o nome do cenário, onde você clica uma vez.
Logo após clicar aparecerão alguns nomes do lado direito.
Na parte amarela fica o estado do seu cenário, caso esteja "não" significa que só você pode ver ele, se estiver sim, qualquer um pode ver-lo.
A parte em azul "Tornar visível" é utilizada para alterar a visibilidade do cenário, alternando o "sim" e o "não" citados acima.
A parte em rosa serve para excluir o cenário.
Clique na parte em laranja para abrir o cenário.


Agora chegamos à parte mais importante, a compreensão das ferramentas.


Spoiler:
Essa é a janela que você vai utilizar para criar seu cenário, vou falar um pouco sobre a função de cada parte.

Na parte em vermelho fica o comando "Fechar scene", para no caso de você querer fechar o scene, mas lembre-se, isso não vai excluir-lo.
Na parte em rosa fica a caixa de ferramentas, onde fica tudo que vai ser nescessario para a criação do cenário.
A parte em verde é o espaço de expansão, onde vão aparecer outras informações sobre a caixa de ferramentas ao clicar em um dos itens dela.
Na parte em azul fica o tabuleiro, ele será onde fica o cenário e vai ser muito importante. Cada quadrado mede 1,5m nos termos de D&D.



A caixa de ferramentas
Spoiler:

Na parte em vermelho da caixa Inserir há duas imagens, um triângulo e um quadrado. O triângulo é chamado de "token", ele representa qualquer ser do cenário, podendo ser controlado por jogadores à sua escolha. O quadrado é um bloco, peça importante da construção do cenário, pois excensialmente você utilizará ele para construir qualquer coisa, basta ser criativo, pessoas que conhecem Pixel Art teram bastante facilidade. Para pôr-los no tabuleiro basta arrastar e soltar.Algo interessante é que após colocar um e fazer os ajustes nele não precisa pôr outro e ajustar denovo, basta selecionar o token/bloco e copiar e colar em outro lugar.

Em amarelo fica a ferramenta "cor" utilizada para alterar a cor do objeto, podendo ter um token ou bloco, é muito util para não haver confusão entre jogadores ou sobre lugares.

Em azul-claro fica o, como gosto de chamar, sobe-desce, são dois comandos que servem para elevar ou abaixar o objeto, podendo assim criar noção de altura e distância entre lugares.

Em roxo há o alterar tamanho, utilizado para fazer a maior parte das mudanças nos blocos/tokens.Ele tem três funções:
Largura, que altera a largura do objeto, altura, que altera a altura do objeto e profundidade, que altera a profundidade do objeto.

Em verde é a parte que acho mais complicada, porem util, do scene, os eixos.Imagine cada objeto com três eixos, a cada clique em uma das seis setas eles alteram em posição, podendo adquirir diversas posições. É um comando muito util, eu mesmo já presenciei a nescessidade de "virar" uma mesa em meio a uma batalha e usar os eixos, ou mesmo, criar uma barricada entre arqueiros.

Em preto é a ferramenta "Trancar" que você pode usar para impedir que movam um objeto até você clicar novamente naquele botão.

Em roxo uma ferramenta importante, ela lhe permite dar o controle de algo a um jogador, é bom deixar seu jogador mover seu token como quiser.

Em laranja é a caixa de mensagem, clique em um bloco e depois nela para por uma descrição naquele bloco.

Em rosa é o "excluir", clique em algum objeto e depois nele e excluirá ele, porem, acho mais util apenas clicar no objeto e em seguida no botão Delete do teclado.



As outras duas ferramentas são mais simples, por isso não tirarei imagens.
Em Ambiente há duas opções:
-Luz do ambiente: Você escolhe como quer colocar a luz do ambiente, podendo escolher varias cores.
-Propriedades do chão: Permite alterar o chão do cenário, futuramente acredito que haverá a opção de por texturas alí.

Na caixa "Ajuda" você conhece alguns comandos extremamente nescessarios para o scene, explicando como movimentar o mapa e mudar a visão.



Créditos:

- Lewenhart ~ Por criar o tutorial
- Equipe RRPG ~ Por criar o scene
- Eddard Stark (ivandreas2) ~ Pela ídeia do tutorial
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https://xanber.forumeiros.com
 
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